Investigaciones y estudios

Direito à Moradia na Cidade do Rio de Janeiro


Descripción General

A Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião FBR aproveita a realização do 5º. Fórum Urbano Mundial para lançar o número 1 de sua Revista: Direito   Moradia na Cidade do Rio de Janeiro, cidade que sedia o evento, onde, há 23 anos, a instituição desenvolve suas atividades.

A FBR foi criada, há 23 anos, sob inspiração do Padre Ítalo Coelho, discípulo de D. Hélder C¢mara, ambos já falecidos, cujas vidas foram dedicadas   melhoria das condições de vida da população pobre1. Destes dois inspiradores retiramos lições: de D. Helder aprendemos que a superação das desigualdades sociais e da pobreza não deve se dar “para os pobres”, mas sim “com os pobres”; de Pe. Ítalo, que os pobres “se movem sempre em torno do concreto”. Estes principios vêm norteando nossa ação institucional, desenvolvida em torno de dois programas: o Programa Direito   Terra e   Habitação, que edita esta revista, e o Programa Direitos da Criança e do Adolescente.

O Programa Direito   Terra e   Habitação acaba de ser agraciado com o Prêmio “Shaikh Khalifa Bin Salman Al Khalifa United Nations Habitat Awards”, concedido pela Agência Habitat da Organização das Nações Unidas ONU, com patrocínio do Reino de Bahrain.

Este prêmio, que será entregue durante o 5º. Fórum Urbano Mundial, muito nos honrou, contribuindo para reforçar nosso ¢nimo para enfrentar as dificuldades inerentes ao tipo de trabalho que desenvolvemos.

Premiações, em nosso entendimento, não devem ser tomadas como diferencial de superioridade sobre outras experiências (temos consciência de que comparações são sempre relativas), nem como indicadoras de perfeição ou excelência, ilusão que não resiste a um confronto realista com as limitações e as fragilidades, marcas intrínsecas da natureza humana e de suas instituições.




Datos

Organización que publica: Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião
Autor: Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião
País:

  • Brazil

Ciudad:
Tema:
  • Acceso a suelos y tenencia segura
  • Administración de suelos e información
  • Legislación y políticas de suelos

Categoría: Investigaciones y estudios