Caja de Herramientas (guías, manuales, etc.)

AVANÇO E ARREFECIMENTO DO PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DOS ASSENTAMENTOS POPULARES DO RECIFE


Descripción General

Artigo preparado para o 3º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO – Balanço das experiências de implementação do Estatuto da Cidade RECIFE 27 a 29 de junho de 2004.

A crise do planejamento se consolida no Brasil aliada ao processo de descentralização da gestão urbana e de municipalização das políticas sociais. Em paralelo, assiste-se   incorporação, paulatina e generalizada, pelos municípios dos princípios e dos instrumentos normativos formulados no ¢mbito do Forum Nacional de Reforma Urbana e institucionalizados na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal n. 10.357 de 2001 o Estatuto da Cidade.
No contexto deste processo de descentralização e pressionados pelos movimentos sociais de luta pelo acesso   terra urbana e   moradia, o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife empreendem, na década de 80, um amplo processo de regularização fundiária dos assentamentos populares2. O arrefecimento deste processo, a partir da década de 90, merece ser questionado, especialmente porque tal arrefecimento se intensifica no momento em que a institucionalização dos instrumentos normativos no ordenamento jurídico brasileiro amplia as possibilidades da regularização fundiária.




Datos

Organización que publica: Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico
Autor: Maria Ângela de Almeida Souza
País:

  • Brazil

Ciudad:
Tema:
  • Legislación y políticas de suelos

Categoría: Caja de Herramientas (guías, manuales, etc.)